--
--
No passado, um estoque era definido como “um lugar para guardar materiais”. Hoje é ele que integra a política da empresa no que diz respeito a produção, marketing, finanças. A essência fundamental da armazenagem é estar provido de espaço para o fluxo de materiais entre as funções comerciais e operacionais que em grande parte não mantêm uma frequência de fluxo, variando em função da demanda e capacidade de produção. A redução dos custos de estoque está baseadas:
Essas atividades devem mutuamente integrar o mais alto nível de serviço para atender seus clientes dentro de prazos e custos reduzidos. E ainda se responsabilizando pelo recebimento, cuidados, entrega pontual do produto certo, na hora certa, na quantidade certa, condições adequadas e ao menor custo possível. A movimentação de materiais é uma atividade de controle, dessa forma a estoque controla e protege os materiais. A atividade de movimentação não transforma nada, a principal função do estoque é o controle.
Referência bibliográfica I Fonte: Adaptado de MOURA, R. A. Definição de Armazenagem ou Estocagem. Portal Estudando Logística, 2012. Disponível em: <https://estudandologistica.com.br/armazenagem-2/definicao-de-armazenagem-ouestocagem
"Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).