---
---
A logística reversa e suas vantagens
Conceito De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010), a logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
Vantagens para a sociedade e meio ambiente - - Possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.);
- Permite economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas;
- Cria um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos (principalmente recicláveis);
- As industrias passarão a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados.
A logística reversa está subdividida em dois segmentos: a de pós-consumo e de pós-venda. Segundo Gisele e Roseane (2005) a logística reversa surge da necessidade de estruturação dos canais de distribuição reversos, através dos quais ocorrem um fluxo reverso de produtos e/ou informações.
Vem evoluindo no Brasil, sendo considerada pelas empresas brasileiras como instrumento estratégico com alguns segmentos já estruturados como os de reciclagem de papel ondulado, vidro e alumínio.
Essa nova forma da logística vem se evoluindo muito por causa de seus ganhos e redução de custo assim acrescentado ainda mais nos benefícios da logística empresarial.
Referência bibliográfica
https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/logistica_reversa.htm
"Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).