Estoque um tema muito polêmico no ramo empresarial mundial, manter os estoques ou tentar elimina-los, bom a diversas vantagens e desvantagem de se telo, logo temos que pensar nele como um fator estratégico e pensar de que forma ele poderá ser adaptar melhor com a empresa.
As suas vantagens são:
Melhor atendimento ao cliente - os estoques fornecem uma disponibilidade de produtos e serviços de maneira imediata assim satisfazendo o cliente.
Economia de compra - mantendo estoque pode-se aumentar o seu poder de compra ou seja em outras palavras aumentar o seu poder de negociação assim trazendo economias na compra de produtos.
Proteção dos ambientes externos - existem variáveis incontroláveis como graves, desastres naturais, oscilações na demanda e atrasos nos suprimentos, são tipos de contingências contra as quais os estoques podem ser um recurso de proteção.
As suas desvantagens são:
Desperdícios - se não houver demanda para o estoque ele se torno um desperdício.
Capital parado - ele absorvem capitais que poderiam ser investidos em outras áreas.
Custos - autos custos para a manutenção dos estoques
Sabendo de seus lados positivos e negativos, precisamos saber também que não a resposta para essa polemica de se deve continuar com o estoque ou desfaze-los a verdade e que vai depender do caso, existem empresas que trabalham com encomendo logo essas não precisão manter um auto nível de estoques, já tem aquelas como editoras de jornais que terão estoque por que o seu papel será usado todos os dias então se algo tão obvio que vai ser usado e mais logico manter um estoque para que se posso continuar a produção e atender a demanda.
Logo temos que pensar em que ramo a empresa se adequa e ai sim tomar a decisão logística.
--
---
"Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).